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Benefícios do Pilates

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Se fosse possível definir o Pilates em poucas palavras, certamente o termo “saúde total” seria perfeito. Afinal, é um método de exercícios físicos que busca a consciência corporal, ou seja, nenhum músculo é considerado mais importante do que o outro. Você conhecerá todos os benefícios, as principais indicações e as precauções a serem tomadas. Porém, lembre-se de que, antes de praticar qualquer exercício físico, é necessária uma avaliação médica e física. No caso do Pilates, o acompanhamento de um instrutor é essencial, para que os movimentos sejam realizados corretamente, sem provocar lesões.

O método pilates fornece ferramentas necessárias para a educação da consciência, para que a pessoa possa cuidar mais de si mesma e beneficiar-se através da prática dos exercícios. A rápida percepção dos resultados tem incentivado um número cada vez maior de praticantes, e hoje é o método de condicionamento físico que mais ganha adeptos no mundo.

Centralização: segundo esse conceito, a força do corpo não está nos membros (braços e pernas), mas sim na região que Pilates chama de powerhouse que se localiza nos músculos do abdômen, do quadril e da região pélvica. Essa região forma a estrutura muscular esquelética, capaz de dar sustentação para todo o corpo e irradiar energia para braços e pernas realizarem exercícios, tornando os movimentos do corpo mais harmônicos.

Controle: tem a ver com a coordenação motora. No método, os movimentos têm de ser lentos, ou seja, mantém um padrão de força e velocidade para que possam ser observados não só os músculos que estão em ação, como também aqueles que realizam uma força contrária ao que se pretende. É essencial para evitar lesões e estresse muscular.

Respiração: é por meio dela que acontece a oxigenação do sangue, proporcionando aos músculos a energia exigida exigida. “A respiração completa renova a circulação do ar, oxigenação sangue e ainda ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios, assim como no dia a dia”, complementa o educador físico Thiago Martinez. Pilates também deu atenção especial a esse fator, já que a maioria das pessoas respira de forma errada, principalmente durante os exercícios.

Concentração: durante a execução dos exercícios, deve-se manter atenção exclusiva na prática, em cada músculo, e esquecer outras preocupações. É necessário sentir a parte do corpo que está sendo trabalhada, pois assim é possível saber se o exercício terá o retorno desejável.

Precisão: nenhum exercício deve ser realizado sem um propósito. Poucos movimentos precisos são mais proveitosos do que muitos realizados aleatoriamente e sem a devida vontade. Além do que, o equilíbrio precisa ser perfeito para que o alinhamento da coluna seja o melhor possível.

Fluidez: cada movimento deve partir do centro da força e ser realizado em um ato contínuo, sem interrupções, mas de forma suave, controlada, jamais de modo rápido. Os impactos devem ser absorvidos, pois assim, evita-se o desperdício de energia quando h´algum choque do corpo com o solo.

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Todos os benefícios

Há quem busque a prática de pilates para tonificar os músculos; outros para aliviar dores nas costas. E ainda existe uma lista de diferentes objetivos, mas, independentemente deles, o praticante ganha outros vários benefícios com o pilates. É um método completo. Todas as aulas são realizadas de maneira global, dando ênfase ao objetivo do aluno.. Também podem ser trabalhados órgãos internos e musculaturas profundas, estimulando, por exemplo, o bom funcionamento intestinal. Se você já é praticante, vai conhecer a seguir todas as vantagens que o pilates é capaz de oferecer ao organismo. E, se ainda não é, com certeza vai querer se render à técnica.

Promove a consciência corporal: Por falta de conhecimento do nosso próprio corpo, pouco sabemos do que ele é capaz ou quais são seus limites. O pilates permite que o praticante sinta as partes do corpo que estão sendo trabalhadas, e a concentração exigida melhora a sensibilidade. Como se trata de um método com baixo número de repetições de cada exercício, exige-se que o movimento seja realizado com alta qualidade, sem que haja compensações em outros grupos musculares, que não estejam envolvidos na ação principal. Isso desenvolve a concentração e o controle do próprio corpo.

Melhora a força muscular: O uso de molas nos equipamentos e de peso de pequena carga, acessórios como o magic circle, cilindros de espuma, bolas grandes e pequenas, além do peso do próprio corpo, proporcionam no trabalho de solo os desafios necessários para solicitar a musculatura de forma intensa, porém segura.

Aumenta a flexibilidade: Os exercícios de alongamento aliados à técnica de respiração aumentam a capacidade de movimentação do corpo. A melhora da flexibilidade torna mais fácil a  realização das atividades diárias (como o abaixar-se, carregar peso e realizar outros movimentos sem provocar dores) e previne o encurtamento dos músculos.

Melhora a capacidade respiratória: Respirar é um ato automático – quase nunca prestamos atenção à forma com que fazemos. Direcionar a concentração para a respiração faz com que o diafragma e os pulmões sejam usados da melhor maneira,  aproveitando todas suas possibilidades. Isso pode interferir positivamente na capacidade de praticar exercícios físicos e até de controlar as emoções, já que a respiração fica alterada em momentos de tensão.

A postura corrige: A melhora se dá pelo reconhecimento de padrões inadequados, em que o praticante é levado a modificá-los posteriormente, aprendendo a se movimentar da forma correta, quanto pelo próprio fortalecimento e alongamento equilibrado da musculatura de todo o  corpo. Com o conhecimento e a sensibilidade do corpo potencializados, o praticante passa a ter consciência de sua postura. O fortalecimento dos músculos do tronco e do abdômen contribuem para a sustentação eficaz da coluna.

Melhora a vida sexual: O pilates tonifica a musculatura do abdômen e da região pélvica, áreas mais exigidas durante a relação sexual. Os exercícios feitos através de contração e relaxamento da musculatura do períneo e do pubo-coccígeo, e o fortalecimento da região interna da coxa e glúteos, melhoram a mobilidade e flexibilidade dos quadris.

Aumenta a autoestima: A progressão segura do método permite que se alcance de forma prazerosa o controle e o aumento das capacidades do próprio corpo, melhorando a qualidade de vida e a performance atlética. O praticante, que passa a saber até onde seu corpo pode ir, começa a acreditar mais em sua capacidade física.

Aumenta a capacidade mental: Longe de se focar somente no corpo, os exercícios também fazem a mente trabalhar, para o organismo todo se concentrar na atividade. A mente comanda os movimentos do corpo. A memória é estimulada, os níveis de criatividades aumentados, e as células nervosas do cérebro se comunicam umas com as outras de novas maneiras, melhorando o foco e a concentração.

Alivia as dores: Diminui e pode até eliminar dores decorrentes de má postura e de algumas patologias músculo-esqueléticas. No entanto, a especialista alerta sobre a importância do diagnóstico médico para saber a causa da dor. Só assim será possível planejar um trabalho adequado com os exercícios do pilates. É indispensável que, antes de realizar o trabalho de pilates, o praticante passe por uma avaliação postural detalhada, para que o professor possa programar as aulas de acordo com a necessidade de cada aluno.

Define a silhueta: Durante a prática, o abdômen é acionado pelo centro de força (powerhouse). Assim, a musculatura abdominal é mais solicitada durante os exercícios, ocorrendo maior fortalecimento. Um abdômen mais forte, somado à postura correta e aos músculos mais desenhados, deixam a silhueta definida. Porém, o recomendado é praticar também uma atividade aeróbica, que promove maior perda de gordura corporal.

Dá mais disposição: Traz mais vitalidade e energia para a realização de tarefas diárias, pois os exercícios elevam os níveis de serotonina, epinefrina e dopamina, neurotransmissores que equilibram a química do corpo, atuando como antidepressivos naturais e até inibindo a fome.

Pode prevenir a osteoporose: Qualquer exercício físico realizado regularmente ajuda a fortalecer os músculos, fundamental para deixar também os ossos mais fortes e protegê-los melhor, reduzindo o risco de fraturas.

Melhora a coordenação motora: Força muscular, flexibilidade e concentração são melhoradas com a prática de pilates. Consequentemente, equilíbrio e coordenação motora são favorecidos.

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